Módulo Alfabetização

Objetiva-se neste trabalho propor um módulo de disciplinas na modalidade Educação a Distância.
O tema escolhido foi alfabetização devido a demanda pessoal. Apresento inicialmente, uma fundamentação teórica sobre a definição do tema e escolha da interface. Como resultado é apresentado o módulo e seu endereço virtual.

Fundamentação Pedagógica
A entrada das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional.
As crianças de 6 anos entram em contato com uma cultura da qual devem se apropriar – a cultura escolar. É no âmbito das práticas pedagógicas que a instituição educativa pode tornar-se ela mesma expressão ou não do direito à educação.
A construção de uma prática educativa que coloque a criança como eixo do processo e que leve em consideração as diferentes dimensões de sua formação. No módulo é discutido a dimensão do desenvolvimento da linguagem escrita pelas crianças de 6 anos porque ela cumpre um papel fundamental na garantia do direito à educação. O ensino escolar precisa colocar a criança frente a novos conhecimentos e desafios intelectuais para promover seu
desenvolvimento.
A alfabetização deve se basear naquilo que para as crianças a aprendizagem da língua escrita pode lhes apresentar como novidade em relação ao conhecimento por elas construídos no uso que até então faziam da linguagem oral em seu cotidiano. Na comunicação oral é fácil reconhecer e produzir as condições da interação verbal
(quem fala e para quem, de que, onde e quando) porque os interlocutores estão presentes, na comunicação escrita as pessoas são obrigadas a criar a situação de interlocução. Através do processo de alfabetização a criança deverá compreender que os sinais gráficos da escrita são usados para representar a linguagem verbal, que por sua vez se realiza por meio de unidades da fala compostas pela união do significado e de um conjunto de sons articulados. As aptidões relacionadas ao processamento da leitura e à elaboração do texto escrito. Estas são as dimensões da língua escrita que se apresentam como desafios para as crianças quando elas iniciam o aprendizado da leitura e da
escrita. A ação educativa voltada para o desenvolvimento da linguagem escrita deve se apoiar em uma orientação teórico-metodológica, em que se definam:
• os objetivos de ensino,
• a organização do trabalho pedagógico,
• o tipo de abordagem que se quer dar ao conhecimento.
E que também se considere a realidade sociocultural dos alunos e o contexto da escola. Para mobilizar os processos de aprendizagem das crianças de modo a ajudá-las no desenvolvimento das capacidades relacionadas à leitura e à escrita e na construção de representações sobre esse objeto de estudo, as situações de aprendizagem precisam ser sequenciadas, articuladas e contextualizadas. As crianças precisam participar de um conjunto de
atividades caracterizado por um ciclo de ações e procedimentos de ensino-aprendizagem.
O “Módulo Alfabetização” visa a formação docente:
– Princípio da autonomia docente como condição para a concretização da prática pedagógica pretendemos.
– Apresentar diretrizes para a construção do trabalho com a linguagem escrita em classes de 6 anos, e também articular essas diretrizes às teorias que as informam.
A escolha da Rede Social Facebook para a concretização do trabalho deve-se aos seguintes pressupostos.
Caracterizando-se Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos, possuindo características especiais posso destacar duas delas;
– o uso intensivo da tecnologia de informação, com problemas advindos das dificuldades de adaptação, dificuldades culturais etc.
– a segunda característica é a dificuldade de contato entre aluno e formador gerando desconfianças de ambos os lados.
Neste sentido, o primeiro obstáculo a ser superado é o cultural, pois a modalidade EaD supõe o domínio e a compreensão da dinâmica própria do ensinar e do aprender em ambientes virtuais, em que outras mediações estão presentes face à ausência de situações tradicionais da educação formal (sala de aula com carteiras, sincronicidade, quadro de giz etc.). Os formadores têm dificuldades na adaptação à tecnologia e na aceitação das novas demandas deste novo ambiente que exige uma participação muito maior e com um agravante: esta participação não é contínua e também não é simultânea, dificultando bastante a comunicação.
Isto exige mudanças nos métodos didáticos e pedagógicos e leva o professor a repensar os métodos de avaliação, dado que a tradicional avaliação presencial mostra sinais de desgaste neste novo ambiente.
Outro desafio é o acesso contínuo a várias fontes de informação, exigindo um esforço muito grande para a atualização do docente a fim de poder exercer a função de coordenador/orientador do processo ensino/aprendizagem.
Dentro deste contexto fiz uma análise superficial de algumas das plataformas apresentadas nas orientações gerais e, tendo em vista, o público alvo do módulo por mim elaborado optei por realiza-lo através da Rede Social Facebook, onde criei um Grupo para a implementação do mesmo de acordo com as orientações gerais disponibilizadas abaixo.

https://www.facebook.com/groups/mepl7cursoalfabetizacao/ .

Orientações Gerais

Curso de aprofundamento em alfabetização
Grupo de Estudos no Facebook

Modalidade à distância com todas as atividades online (síncronas e assíncronas)

Objetivo:
Auxiliar professores do Ensino Fundamental I no trabalho com classes de alfabetização.

Início: 22 de junho de 2014
Duração: 4 semanas

Avaliação:
Os estudantes serão avaliados por sua participação nos espaços de discussão.
Pela realização dos trabalhos propostos.
Por sua auto-avaliação.
Por uma hetero-avaliação.

Certificação:
Será emitida uma declaração de participação em nome do aluno e assinada por Rossana Ricardo Marinho ( Mestranda em Pedagogia do E-learning/ UAB – PT, Pedagoga/ CCHS – BR , Psicopedagoga/ UERJ – BR , Especialista em Educação Infantil – CCHS – BR)

Calendário:
1ª semana 22 à 28 de junho de 2014
2ª semana 29 de junho à 05 de julho de 2014
3ª semana 06 à 12 de julho de 2014
4ª semana 13 à 19 de julho de 2104

• Dia 22 de junho às 21 horas (horário de Brasília-BR) acontecerá um bate-papo de apresentação dos membros do grupo.

Desenvolvimento

Primeira Semana
Teorias e métodos de alfabetização

• Trabalho em grupo sobre as diferentes teorias de alfabetização
• Fórum de debate sobre o tema (comentários)
A turma deverá construir uma wiki com os diferentes produtos dos grupos

Segunda Semana
A criança frente à leitura e escrita

• Leitura das referências
• Fórum de debate sobre o tema (comentários)
Artigo individual com sua visão sobre o assunto, dsiponibilizado como arquivo para o grupo

Terceira Semana
Professor alfabetizador

• Pesquisa individual sobre o assunto
• Elaboração de uma enquete a ser distribuída a alguns professores.
• Fórum de debate sobre o tema (comentários)

Elaboração de um power point ou prezi, individual, com o resultado e análise da enquete e disponibilizado como arquivo para o grupo.

Quarta Semana
Avaliar na alfabetização

• Pesquisa bibliográfica sobre o assunto
• Fórum de debate sobre o tema (comentários) Apresentação de uma bibliografia anotada com dois itens, não mencionados nas referências, sobre o tema . Disponibilizado como arquivo para o grupo.

Critérios de Avaliação
Auto avaliação = 10%
Hetero avaliação = 10%
Wiki = 20%
Artigo = 20%
Power point ou prezi = 20%
Bibliografia anotada= 20%
Cada item será dividido em cinco categorias A, B, C, D, E ( do melhor aproveitamento para o pior) e a percentagem dos pontos distribuída igualitariamente entre os conceitos.

Recursos para os trabalhos:
• Ferreiro, E. Psicogenese da língua escrita. Porto Alegre. Artmed. 1999
• Jolibert, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre. Artmed 1994
• Kaufman, AM. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre. Artmed. 1995
• Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2011
• Perrenoud P., 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre. Artmed. 2000
• Pereira, Juliana Aparecida Dumont1; Ferreira, Helena Maria2.CONSTRUTIVISMO: (DES)METODOTIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO .http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-escola/apoio/Construtivismo-desmetodizacao-do-processo-de-alfabetizacao.pdf
• ALFABETIZAÇÃO HOJE: TEORIAS, CONCEPÇÕES VIGENTES E PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. III ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO .Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0147.pdf
• Alfabetizador na linha de frente http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/193/alfabetizador-na-linha-de-frente-288345-1.asp
• A oralidade que faz escrever http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/146/artigo234592-1.asp
IMPORTANTE
Regras para os post no grupo
As regras de boa convivência social são as mesmas em qualquer espaço. Respeito, cooperação, cortesia, amizade, incentivo ao próximo são muito bem vindos.

1 – Evitar utilizar abreviaturas ao escrever (ex.: vc =você, tb = também, etc.)
2 – Evitar o excesso de emoticons, desfoca o objetivo.
3 – Evitar escrever toda palavra em maiúscula (significa gritar) não é de bom tom.

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