O Papel do Professor no Contexto on line

Bibliografia Anotada

GOMES,G.; SARAGOÇA, V.; DOMINGUES, M.J.C.S; Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores/Tutores de Pós-Graduação no Ensino a Distância- III Encontro de Administração de Informação – Porto Alegre – 2011 – disponível em http://www.sigmees.com acedido em 20.03. 2014

O artigo trata dos desafios que os cursos a distância apresentam para professores e para alunos.Tendo como objetivo identificar as competências necessárias ao docente de Ensino aDistância (EaD) no processo de ensino e aprendizagem, pois um dos requisitos e o de saber utilizar as tecnologias, pois o professor que pretenda desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, precisa adquirir e desenvolver determinados saberes, ou seja, um conjunto específico de competências.
O estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva tendo sido entrevistados 18 professores/tutores de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos na modalidade a distância de uma universidade do Sul do Brasil. A pesquisa demonstrou que o ensino adistância possui alguns aspectos semelhantes ao ensino presencial. Os resultados apontaram que, para desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, é necessário que o professor adquira e desenvolva um conjunto particular de habilidades e competências. Os resultados demonstraram a interação que o professor deve ter com os alunos, a qual elimina o papel autoritário do professor. As habilidades técnicas consideradas essenciais foram: a capacidade de usar e-mail eficazmente, a utilização on-line de fóruns ou quadros de avisos.
Considero que este artigo trouxe informações relevantes, e que devem ser revistas quanto a formação específica de cada tutor/professor. Portanto, as tecnologias aliadas as suas várias linguagens e a vontade de transformação, mudança e melhoria da prática pedagógica docente tanto daqueles que fazem a formação inicial, como daqueles que exercitam a docência na educação básica,
contribuem significativamente para o real exercício da práxis.

SALES, M.V.S.; As Tecnologias, o ensino e a formação do(a) professor(a) de Geografia: Novas linguagens na transformação da prática. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – Porto Alegre – 2009 – disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(29).pd,f acedido em 21.03.2014

Este artigo propõe uma reflexão a respeito dos processos formativos do professor de geografia e o uso das diversas linguagens advindas das TIC nas práticas de ensino desse profissional, explicitando o desenvolvimento de uma formação inicial objetivando discutir sobre a importância do uso das diversas linguagens tecnológicas para melhoria da prática docente do professor de geografia, ampliar as perspectivas de uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e uma reflexão sobre o papel do professor dentro da universidade. A alfabetização tecnológica do professor Envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor de lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas de expressão, além de distinguir como, quando e por que são importantes e devem ser utilizadas no processo educativo.
O professor tem o papel de facilitador da aprendizagem dos alunos. Sua função não é ensinar, mas, sim, auxiliar o aluno a aprender, deixando de ser meramente o transmissor do conhecimento e passando a atuar como elemento incentivador de descobertas e auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: