Recursos educacionais abertos

Bibliografia anotada
REA Brasil

SANTOS, Andreia Inamorato dos, perspectivas para Recursos Educacionais Abertos no Brasil: (Livro Eletrônico): o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação/ Andréia Inamorato dos Santos; (tradução DB Comunicação) – São Paulo , 2013 – 1,6 Mb – PDF

 

O livro pretende divulgar as experiências com REA de alguns países não falantes de língua inglesa para a comunidade internacional, registrar parte da história do desenvolvimento dos REA no Brasil.

Propõe uma reflexão sobre o potencial dos REA no Brasil e uma visão em termos de política pública educacional.

É feita , também, uma distinção entre repositórios de conteúdos digitais gratuitos disponíveis na rede e os REA.

A autora espera levar a educadores e pesquisadores uma perspectiva de REA que seja global, em consonância com uma abordagem sistêmica integrada em vários níveis educacionais, como uma engrenagem que tem o potencial de contribuir para impulsionar o desenvolvimento da educação brasileira.

O estudo apresentado é um panorama geral do cenário educacional no Brasil, a política nacional de educação e as estratégias para uso das TICs na educação, aborda ainda diversas questões comuns ao ensino básico e superior que podem ser aplicadas a outros países em desenvolvimento que estejam em processo de experimentação com o conceito de REA e queiram desenvolver uma abordagem coerente para ampliar o uso de conteúdo educacional aberto no ensino formal, não formal e informal.

REA praticas

SANTANA, Bianca. ROSSINI, Carolina. PRETTO, Nelson de Lucca (organizadores). colabRecursos Educacionais Abertos – práticas colaborativas e políticas públicas – primeira edição, primeira impressão – Salvador Edufba, São Paulo, Casa da Cultura digital 2012, 246 p

 

Este livro é uma coletânea de textos com reflexões teóricas, experiências e depoimentos, e entrevistas sobre recursos educacionais abertos,

Os organizadores pretenderam fortalecer o diálogo no Brasil sobre REA e sua importância na sociedade da informação, para isso passearam por diversos temas, inluindo as tecnologias digitais e a comunicação na sociedade contemporânea.

Nos onze artigos escritos por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que compõem o livro existem abordagens bastante próprias, possibilitando a construção de uma visão ampla do que sejam REA, com a possibilidade trazida pela ampliação do acesso a internet em todo o mundo. Em alguns textos encontramos a negação da escola presencial, em outros temos o olhar para dentro da sala de aula e ainda o aspecto investigativo sobre as políticas públicas que associam a educação com a cultura, comunicação e com o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: